Fanzine: Pluralidade Cultural. Povos afrodescendentes!

    Trata-se de uma escola que faz parte da rede pública de ensino da educação básica do município de Belo Horizonte. Através do lúdico, a professora desenvolvia práticas que englobavam: cantinho da leitura; Utilização de fantoches para leitura de livros; Caracterização e dramatização de histórias infantis; Desenvolvimento de livros e histórias pelos próprios alunos em oficinas específicas; Mala, sacola, caixa viajante e outras; jogo da memória, quebra-cabeça, leitura dinâmica, enfim, uma infinidade de possibilidades para o educador trabalhar as vogais, alfabeto, sílabas, palavras e textos, atrelando a alfabetização ao letramento.

    Pontos positivos e negativos avaliados por você com relação ao que foi dito pelo profissional (Muito importante: isso não é um julgamento! É apenas uma proposta de avaliação do que tem sido feito pelo profissional, com base nas leituras realizadas por você! Não existe neutralidade em pesquisa! Suas impressões e percepções devem ser inseridas com ética e respeito ao profissional pesquisado. Caso tenha observado aspectos negativos, traga sugestões de melhoria, de acordo com o contexto analisado.

    A professora não apresenta uma visão tão clara sobre o que seja letramento, principalmente não insere-a em seus planejamentos com a pretensão de desenvolver objetivos com os alunos, porém, ela desenvolve esse tipo de prática através do lúdico no processo de alfabetização e letramento. Trata-se de um rico potencializador das práticas desenvolvidas, onde a criança irá aprender as habilidades básicas para o desenvolvimento do letramento, mas também irá estar inserido numa aprendizagem global e qualitativa que irá lhe possibilitar a inserção nas demandas sociais e a capacidade de desenvolver qualquer situação proposta de maneira eficiente.

Descreva o problema para o qual você indicará uma solução pedagógica/educacional 

    Escravidão e pós-escravidão: como o racismo se perpetuou de forma estrutural? O racismo estrutural, embora muitos pensem que é mais brando, é uma forma contínua de racismo. É estrutural porque está perpassando todos os âmbitos e instituições sociais. Os documentos em análise confirmam isso, pois a juíza preceitua que a razão da “raça” já é motivo para a prática de crimes, e a forma com que os suspeitos são levados na viatura é a mesma que os escravos eram transportados, ou seja, essa concepção fica embutida no subconsciente, e como expresso no vídeo o negro é visto como vadio, indolente, subserviente.

Desenvolvimento da Atividade Pedagógica:

    Através de uma roda de conversas, apresentar aos alunos duas bonecas: uma branca e uma negra e fazer algumas perguntas, como por exemplo: “Qual a sua preferida?”, “Qual a má?”, “Qual a boa?”, “Qual você gostaria de ser?”, etc. Após estes questionamentos, começar a ajudá-los a refletir sobre o racismo que nos é embutido veladamente desde pequenos. Fazendo outras perguntas: O que vocês pensam de uma pessoa negra? Quem aqui se considera negro? Vocês acham que existe preconceito contra pessoas negras?

    Apresentar alguns vídeos aos alunos que contém atos racistas, discriminatórios e reflexivos. Questioná-los sobre o porquê de o cabelo crespo ser taxado como “ruim”, bem como, várias características dos negros serem colocadas como inferiores. Posteriormente, apresentar alguns vídeos que ressaltem a importância da união, da igualdade, da valorização de todas as culturas e raças.

    A aula terá como fundamentação teórica alguns instrumentos, como: uma síntese do livro “Uma História do Negro no Brasil” de Wlamyra R. de Albuquerque e Walter Fraga Filho que narra todo o processo de escravização dos negros, desde como se deu inicialmente esse processo, passando pelos navios negreiros e adentrando todo o período até o pós-abolição. 

Durante este processo, apresentar músicas, imagens e vários acessórios que ajudem a deixar a aula mais atrativa, contando a história de forma prazerosa e instigante. 

Avaliação 

    Como ressaltado pela LDB (9.394/96) em seu artigo 24-A, a avaliação qualitativa deve prevalecer sobre a quantitativa. Sendo assim, a avaliação da turma se baseará no caráter diagnóstico, na qual, buscará saber o estágio acerca dos conteúdos e conhecimentos, identificando o nível de domínio dos alunos para assim aplicar de forma mais eficaz. 

    Essa avaliação será formativa, onde ocorrerá de forma contínua e qualitativa, onde será observada a participação nas aulas e realização das atividades, dinâmicas e trabalhos propostos. Não esquecendo que, principalmente, será avaliada a evolução do aluno, através da construção de aprendizados significativos.

 https://drive.google.com/u/0/uc?id=1gnux7DKOvj_vKA62CjbkcIfp7NybzgTu&export=download


CONSTRUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (OVA)

    Após a elaboração da atividade pedagógica, você, deverá planejar a apresentação com o apoio de uma ferramenta multi-midiática. Poderá ser uma vídeo aula, um podcast, um e-book, um clip, uma história, um jogo e os recursos utilizados poderão ser todos (a) disponíveis na Microsoft e na própria web (Blog, Facebook, Instagram, Youtube, Padlet, Jogos digitais, nuvem de palavras, Google Maps, Google Street View, dentre outros de livre escolha).

    Preencha a ficha técnica a seguir após a definição das estratégias a serem utilizadas para a apresentação do objeto virtual de aprendizagem.

Apresentação do Objeto virtual de aprendizagem 

Após este aprofundamento sobre a cultura africana e afro-brasileira, apresentar aos alunos o Fanzine que narra de forma divertida e com a utilização de 3 personagens históricos e marcantes negros sobre a a cultura, carnaval, religiões e danças negras. Fanzine intitulado “Vamos cirandar pelo Brasil”. 

Segue algumas imagens do Fanzine:

Recurso Multimídia escolhido 

Podcast: os alunos serão divididos em grupos e convidados a criar o seu próprio fanzine e, em seguida, criar um podcast para postagem no Youtube de apresentação de suas obras de arte.

Palavras-Chaves

Letramento Digital. Fanzine. Podcast. Mídias Digitais.

Link do objeto virtual de aprendizagem

https://drive.google.com/file/d/1gnux7DKOvj_vKA62CjbkcIfp7NybzgTu/view?usp=drivesdk

Comentários