Saiba como desenvolver a alfabetização digital em sua escola
Alfabetização é um conceito bem difundido na educação, resumindo, é o processo de aprendizagem em que se desenvolvem as habilidades de ler e escrever. Com o crescimento da internet surgiu o termo alfabetização digital, que de acordo com a Universidade de Cornell é definida como “a habilidade para encontrar, avaliar, compartilhar e criar conteúdo utilizando tecnologias da informação e a Internet”.
O que é alfabetização digital?
O Conceito foi introduzido em meados de 1997, com o livro Digital Literacy de Paul Gilster. No livro, Gilster defende a habilidade de entender e usar informações de fontes digitais. Gilster define quatro competências na alfabetização digital: capacidade de buscar informações na internet, conhecimento de navegação por meio dos hipertextos, habilidade para reunir informações e capacidade de avaliar conteúdo. Na década de 90 diversos pesquisadores exploravam o tema, mas seu livro é considerado o marco no tema. A definição atual é a dada pela Associação Americana de Bibliotecas: “Alfabetização digital é a habilidade de usar tecnologias de informação e comunicação para encontrar, avaliar, criar e transmitir informação, o que requer competências cognitivas e técnicas”.
Quais são os desafios?
O maior desafio da implementação da alfabetização digital é a falta de recursos financeiros e tecnológicos. Por exemplo, no Brasil existe uma alta taxa de analfabetismo, desigualdade social e econômica, dificuldades no acesso de computadores com internet de qualidade, entre várias outras dificuldades. Além do recurso tecnológico é necessário ir além, é preciso focar no processo de aprendizagem, construindo o conhecimento pensando no pensamento crítico. Para a implementação da alfabetização digital é necessário tomar alguns cuidados: capacitar os professores e gestores, que precisam conhecer a fundo as possibilidades, investir em equipamentos e softwares de alta qualidade, e desenvolver uma abordagem de ensino levando em consideração o conhecimento prévio, dúvidas, objetivos e necessidade de seus alunos.
Como desenvolver a alfabetização digital em sua escola?
É importante que você leve em consideração duas questões, apesar dos alunos serem nativos digitais, não significa necessariamente que eles sejam alfabetizados digitalmente; segundo, que a estratégia de ensino e aprendizagem deve ser desenvolvida e adaptada de acordo com o contexto da sua escola.
Vejam algumas dicas para a implementação na sua escola:
• Use a internet do jeito certo
A alfabetização digital não consiste apenas em aprender a utilizar as ferramentas, mas em aplicá-las no ensino. Por isso, além de explicar o funcionamento das ferramentas, você deve explorar recursos didáticos e pedagógicos que possam contribuir para a aprendizagem dos seus alunos. O melhor caminho é explorar a internet de forma sábia, utilizando sites confiáveis e usar jogos educativos, e-books, vídeos, infográficos interativos, laboratórios, bibliotecas virtuais, entre outros.
• Invista em plataformas, softwares e aplicativos
Existem empresas especializadas no desenvolvimento de plataformas e softwares e aplicativos desenvolvidos para alfabetização digital. É importante escolher o recurso de acordo com a sua necessidade, devido a grande variedade.
• Equilibre diferentes recursos didáticos
Você deve explorar o potencial dos diferentes recursos e suportes de texto, sejam eles digitais ou impressos, usando de acordo com as necessidades específicas da sua turma.
• Incentive a colaboração entre alunos no ambiente digital
O ambiente digital é muito vantajoso para trabalhos em equipe. Os trabalhos em grupo ensinam os estudantes a importância de ouvir o outro, respeitar diferentes pontos de vista, esperar a vez para se posicionar, além de possibilitar uma troca intensa de conhecimentos. Além disso, podem oferecer dinamismo e ludicidade às aulas, por isso você pode buscar por plataformas que incentivem a cooperação entre os alunos.
• Ensine habilidades que transcendem a internet
Alunos alfabetizados digitalmente devem ser capazes de entender, questionar e ir além das informações oferecidas pela internet. Um estudante que saiba acessar o Google, mas não seja capaz de avaliar se os sites sugeridos são confiáveis ou não, por exemplo, não pode ser considerado de fato um alfabetizado digital. Por isso, você deverá ensinar habilidades que ultrapassem as informações oferecidas pelos diferentes meios digitais ou impressos e use o rigor científico com a capacidade de desconfiar para apurar melhor a informação.
• Discuta a alfabetização digital
Para que seus alunos se alfabetizem digitalmente é preciso que eles entendam a importância dessa formação para sua vida escolar, pessoal e profissional. Por isso, é importante conversar com eles sobre o tema e procure sempre dar exemplos práticos de aplicação das ferramentas digitais. Se a alfabetização ensina o estudante a ler e escrever, a alfabetização digital ensina o aluno a compreender e manejar as ferramentas disponíveis nos computadores e na Internet. Faz parte deste tipo de ensino a capacidade de encontrar, avaliar, criar e transmitir informação. Para ensinar essas competências aos seus alunos, é fundamental que você saiba usar a internet a seu favor: procure por sites confiáveis, como os de universidades ou órgãos públicos, invista em programas e softwares de relevância e estimule seus alunos a discutirem e levantarem diferentes pontos de vista sobre os temas propostos

Comentários
Postar um comentário