Diário de Bordo Reflexivo

    Para realizar essa atividade me vi dentro de um grande desafio, tendo em vista ao período que estamos enfrentando. Com a pandemia, e sem o retorno às aulas no país, precisei pensar em alternativas para realizar.

    A escola escolhida foi a Escola Pedacinho do Céu, localizada na região administrativa Guará – DF, que trabalha com alunos desde o berçário até o Fundamental. A escola está preparada fisicamente para a inclusão, com rampas de acesso, sinalizações táteis e visuais, banheiros adaptados, elevadores para acesso superior, fácil acesso aos locais de aula extra, nutricionista capacitada para atender os alunos com restrições alimentares, além de ter profissionais capacitados com cursos periódicos para atender os alunos de forma correta. Os alunos na inclusão, caso precisem, contam com uma auxiliar exclusiva, para o acompanhamento.

    Com a pandemia, as aulas são realizadas de forma remota, e a cada 15 dias a escola prepara atividades impressas e um kit com os materiais necessários para a realização dos exercícios. Para cada aluno inclusivo, as atividades impressas e o kit de materiais são preparados de forma separada, de acordo com a necessidade de cada aluno. Fiquei encantada com todo o carinho e preocupação com cada um desses alunos.

    A escola também está realizando algumas atividades em forma de drive-in e drive-thru, e também é tudo preparado pensando no acesso dos alunos inclusivos. As apresentações são escolhidas com muito cuidado, pois eles têm alguns alunos autistas, e pensam também na mobilidade dos alunos com alguma dificuldade física e motora. É feita uma reunião com os professores e auxiliares, para repassar a maneira correta de acolher os alunos.

    Estive em algumas dessas atividades de drive-thru (Drive-thru Junino) e no drive-in (Drive-in Literário). Com a limitação de pessoas no ambiente e do tempo para cada grupo, não consegui observar nenhum aluno específico. Mas, em conversa com a coordenadora, pude tirar minhas dúvidas referente ao recebimento durante as atividades, listadas acima. 

    Durante essa conversa, a coordenadora falou de um aluno específico, que, antes da pandemia, estava iniciando a adaptação com sua turma regular. Ele tem pouco movimento nas pernas e dificuldade de locomoção. Ele está matriculado na turma de Infantil 2, com alunos na mesma faixa etária. Nas aulas, os alunos o ajudavam durante os deslocamentos, aguardavam com carinho e respeito. E isso tudo era trabalhado diariamente durante as aulas.



Comentários