Mapeamento dos Espaços de Memória

        Escolhi o Memorial dos Povos Indígenas pela importância cultural para a sociedade. E um espaço numa localização privilegiada e com uma arquitetônica de encher os olhos. É um espaço privilegiado onde é possível concretizar as propostas de intercâmbio com as diversidade da cultura indígena do Brasil e do mundo. Nesse espaço temas são de preservação da cultura indígena são debatidos e expostos, respeitando suas características. É um museu de memória usado como instrumento de educação para a preservação da nossa cultura.




    O Memorial dos Povos Indígenas é um museu, centro cultural e instituição de pesquisa brasileiro, dedicado à cultura indígena brasileira. Fica localizado em Brasília, na Zona Cívico-Administrativa do Eixo Monumental, entre o Memorial JK e a Praça do Buriti, em frente a Câmara Legislativa do Distrito Federal. O Memorial é importante por mostrar a riqueza e a diversidade da cultura indígena. O memorial foi construído em 1987 com o projeto de Oscar Niemeyer, em formato de maloca redonda dos índios Yanomami. Mesmo tendo sido construído com o propósito de homenagear os índios, o prédio foi transformado em um museu de arte moderna. O que causou uma grande indignação com a população indígena. Os Pajés fizeram suas rezas para impedir o funcionamento até que o prédio retomasse com as atividades inicialmente propostas. O prédio permaneceu fechado por muitos anos, e somente em 1999 que começou a funcionar de forma definitiva. A reabertura foi comemorada pelo povo indígena e apoiadores, e permanece aberto para visitas, onde acontecem atividades variadas, como exposições, palestras e debates.


Fonte: Memorial dos Povos Indígenas, Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti (em frente ao Memorial JK) http://www.df.gov.br/programa-1/


Comentários